Escola de Candidatos debate Marketing Eleitoral x Marketing Político

Marketing Eleitoral x Marketing Político – Nesta quarta-feira (20), a Escola de Candidatos e Assessores 2021 promoveu uma aula para debater as diferenças entre Marketing Eleitoral e Marketing Político, ministrada por Renato Zaccaro.

Zaccaro é Jornalista e possui experiência em Marketing Político e estratégia, tendo atuado como consultor, estrategista-chefe, marqueteiro e assessor em campanhas eleitorais. Fundador do Portal Disparada, Zaccaro atualmente exerce a direção de Projetos na Prefeitura Municipal de Guarujá.

A Escola de Candidatos e Assessores é uma iniciativa do PDT/SP da Capital e foi criada em parceira com a Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini (FLB-AP).

Em elencar as diferenças entre Marketing Eleitoral e Político, Zaccaro lembrou que o Marketing Político se trata de uma construção de médio e longo prazo que precisa ser coerente com a ideologia e as ideias do político como um todo. Se trata de toda a trajetória do candidato desde a sua entrada na atividade política de forma pública.

Já o Marketing Eleitoral tem prazo mais curto, focando na construção de uma imagem e discurso eleitorais com foco exclusivo em uma determinada eleição. O jornalista lembrou que tão importante quanto a estratégia definida pelo candidato ou candidata é a execução desta estratégia ao longo do processo eleitoral, desde a pré-campanha até o dia da votação.

Renato Zaccaro também ressaltou a importância de se compreender o termo ‘Jornada do herói’, que basicamente é a história que se conta sobre o candidato, sendo importante atentar-se para dois fatores inseridos na ‘jornada’ que será contada: ‘queda’ e ‘ascensão’.

Uma história de vida que contenha elementos como uma situação de derrota ou fracasso seguido de uma virada de superação tem grande valor, pois possibilita que o eleitor se identifique com o candidato na medida em que ele, o eleitor, também enfrenta obstáculos a serem superados em seu próprio dia-a-dia.

O marqueteiro frisou a importância da produção de conteúdo e da formação de uma equipe eficiente e coesa.

“Simplificando ao máximo, o Marketing Eleitoral tem prazo de validade, ele começa na pré-campanha e acaba ao fim da eleição, enquanto o Marketing Político começa quando o indivíduo decide atuar no debate público, sem data estipulada previamente para o seu término” – Renato Zaccaro

A aula durou cerca de uma hora e meia e foi realizada de forma virtual, através da plataforma Zoom, por conta da pandemia de covid-19.

Na próxima segunda-feira (23), a Escola de Candidatos e Assessores 2021 terá uma nova aula, agora sobre Marketing Digital, às 19h, via plataforma Zoom, que será ministrada por Vinicius Costa, que é graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela ESPM.

Vinicius atua há seis anos anos como social media tendo participado como coordenador de Marketing Digital em campanhas majoritárias e proporcionais do PDT desde 2018.

QUER PARTICIPAR DA ESCOLA DE CANDIDATOS E ASSESSORES?
INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:
PROGRAMAÇÃO ESCOLA DE CANDIDATOS E ASSESSORES

LEIA TAMBÉM:

SAMPAPREV 2: PDT diz não ao projeto que retira direitos dos servidores

Deixe uma resposta