Financiamento e planejamento de campanhas eleitorais; Escola de Candidatos e Assessores

Financiamento e planejamento de campanhas eleitorais – Nesta segunda-feira (18), a Escola de Candidatos e Assessores 2021 recebeu a mestra em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Barbara Panseri, que também é graduada em Relações Internacionais pela USP, para uma aula sobre captação de recursos e o uso de ferramentas como o ‘crowdfunding’ para campanhas eleitorais.

A Escola de Candidatos e Assessores é uma iniciativa do PDT/SP da Capital e foi criada em parceira com a Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini (FLB-AP).

Entre os pontos abordados, um chamou atenção: o ‘crowdfunding’. Também conhecida como vaquinha virtual, a ferramenta vem modificando a forma como se constroem campanhas no Brasil e no mundo.

Com as mudanças na legislação para o financiamento de campanhas a técnica ganhou destaque e abriu portas para campanhas inovadoras de candidatos ou candidatas que não teriam acesso a recursos para a sua campanha eleitoral de outra maneira.

“Queria agradecer a você duas vezes. Primeiro por mais essa aula a nossos alunos, e segundo pela sua brilhante participação no seminário da CSB, onde você fez uma apresentação elogiada no Brasil inteiro. Um dos grandes quadros do PDT aqui da capital. Vocês estão tendo a oportunidade de ter uma experiência sobre captação de recursos e planejamento financeiro de campanha duplamente, pois além de estudiosa sobre o tema, a Bárbara praticou isso na última campanha, quando foi candidata a vereadora pelo PDT aqui em São Paulo”, disse Antonio Neto no início da aula.

 

Financiamento e planejamento de campanhas eleitorais

Panseri fez uma apresentação na qual analisou o histórico de financiamento de campanhas no Brasil, chegando até a realidade dos tempos atuais. Outros tópicos abordados foram os custos de uma campanha ao Legislativo Municipal, a importância de compreender os tipos de captação de recursos que podem ser utilizados e a necessidade de entender as oportunidades de captação via financiamento coletivo.

“É muito importante que candidatos e equipes estabeleçam um plano de captação e de uso dos recursos. Dinheiro não é tudo, um bom planejamento e um bom uso dos recursos é fundamental para uma campanha eficiente”, avalia.

Barbara Panseri também apontou a formação de cabos eleitorais voluntários como peça fundamental para uma campanha avançar.

“Me lembro de juntar 10 pessoas no partido para ajudarem a minha campanha. Quando você insere as pessoas dentro do partido e dentro da campanha, com uma formação voltada para elas, as pessoas se engajam. Aqueles dez foram muito presentes durante toda a campanha. E entender que cada um se engaja de forma diferente. Não é bajulação, é valorização”, conta.

 

A aula durou cerca de uma hora e meia e foi realizada de forma virtual, através da plataforma Zoom, por conta da pandemia de covid-19.

Nesta quarta-feira (20), a Escola de Candidatos e Assessores 2021 terá uma nova aula, agora sobre Marketing Eleitoral e Político, às 19h, via plataforma Zoom, que será ministrada por Renato Zaccaro, jornalista com experiência em Marketing Político e estratégia, tendo atuado como consultor, estrategista-chefe, marqueteiro e assessor.

Fundador do Portal Disparada, Zaccaro atualmente exerce a direção de Projetos na Prefeitura Municipal de Guarujá.

QUER PARTICIPAR DA ESCOLA DE CANDIDATOS E ASSESSORES?
INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:
PROGRAMAÇÃO ESCOLA DE CANDIDATOS E ASSESSORES

LEIA TAMBÉM:

SAMPAPREV 2: PDT diz não ao projeto que retira direitos dos servidores

Deixe uma resposta