PDT de SP marca presença em ato contra privatização da Sabesp

Ato contra privatização da Sabesp – O PDT de São Paulo marcou presença em uma grande mobilização contra a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), ocorrida na última semana, no centro de São Paulo.

Nomeado de “Sabesp eficiente, saúde para o povo paulista”, o ato foi realizado na Casa de Portugal e teve como objetivo cobrar dos candidatos ao governo de São Paulo um compromisso de manter a empresa como patrimônio do povo paulista.

Presidenta do Movimento Negro do PDT de SP, Neudes Carvalho representou a sigla na ocasião e lembrou que uma privatização da estatal paulista impactaria diretamente as populações periféricas da capital e do estado.

“A Sabesp atende todas as classes brasileiras, mas quando a gente pensa em privatizar, a gente não pode esquecer que automaticamente, isso remete a: o pobre vai pagar mais taxa e territórios que não tem acesso a saneamento básico e a água para uso, vão ficar ainda mais desamparados.”, disse.

Líder do Movimento Negro paulista, Neudes Carvalho representou o PDT no ato / Foto: Thiago Manga/Divulgação

Movimento suprapartidário

O engenheiro sanitarista Rodolfo Costa e Silva, coordenador da campanha, abriu o evento lembrando do caráter suprapartidário do movimento.

“Esse é um movimento suprapartidário, um movimento que procura unir todos que têm compromisso com o saneamento, de diversos partidos políticos e entidades. A Sabesp tem compromisso com o saneamento e compromisso com a saúde pública, que só é capaz de ser exercido por uma empresa que seja patrimônio do povo, e nós temos essa empresa”, defendeu.

Ronaldo Coppa, representante dos funcionários no Conselho de Administração da Sabesp, alertou que uma privatização traria demissões de funcionários da estatal paulista.

“Se a gente não tiver a mão de obra que ajudou a construir essa empresa e que mantém essa empresa no patamar que ela está, nós vamos só piorar, vai ser menos eficiente do que é”, argumentou.

Engenheiro sanitarista, Rodolfo Costa e Silva é coordenador da campanha / Foto: Thiago Manga/Divulgação

Função social

Presidente da Associação dos Engenheiros da empresa, Luciomar Santos Werneck, ressaltou o papel social da Sabesp e que uma privatização acabaria com esse trabalho.

“Estou fazendo 30 anos de Sabesp agora no mês de junho e por 6 anos eu trabalhei no interior, eu trabalhei na região do Alto Ribeira, com comunidades rurais, implantando saneamento para aquelas comunidades, de 40, 50, 100 casas. Aí eu faço uma pergunta para cada um de vocês, qual empresa privada vai fazer um tipo de trabalho social como esse nas comunidades rurais?”, questionou.

Já Pérsio Faulim de Menezes, presidente da Associação dos Funcionários da Sabesp, frisou o papel dos trabalhadores da empresana promoção da saúde à população paulista.

“A Sabesp foi crescendo e cada vez mais foi estendendo suas asas, cobrindo e levando saúde para a população, o bem mais precioso que o ser humano tem. Quem consegue fazer alguma coisa sem saúde? O nosso trabalho é muito nobre, estamos levando saúde ao povo do estado de São Paulo.

Ato contra privatização da Sabesp lotou Casa de Portugal / Foto: Thiago Manga/Divulgação

LEIA TAMBÉM:

Escola de Candidatos debate políticas públicas transversais nesta segunda

Deixe uma resposta