PDT aciona PGR contra Bolsonaro por ataques à Democracia

PDT aciona PGR contra Bolsonaro – O PDT entrou com uma Representação, na Procuradoria-Geral da República (PGR), contra o presidente Jair Bolsonaro por ameaça ao processo democrático e as eleições que acontecerão em outubro. A ação pedetista aconteceu na quinta-feira (7) e foi motivada por declarações feitas pelo mandatário brasileiro contra o Estado Democrático de Direito, no início desta semana.

Em reunião realizada na última segunda-feira, Bolsonaro voltou a atacar as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro. O presidente da República ameaçou não permitir que as eleições sejam realizadas caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não acate as exigências feitas pelas Forças Armadas em seu nome. De acordo com o documento pedetista, o mandatário cometeu crime.

“Ao afirmar que não vai permitir que as eleições ocorram caso o TSE não aceite as exigências formuladas pelas Forças Armadas, o Presidente da República praticou, em tese, o ilícito descrito no art. 359-L do Código Penal”, diz a Representação.

Ou seja, Bolsonaro tentou “com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”, como descreve a Lei.

A representação pedetista afirma ainda que o pré-candidato à reeleição cria uma atmosfera de incerteza sobre as eleições e o Poder Judiciário, incutindo na população um sentimento de medo e insegurança baseado em informações levianas. O posicionamento do mandatário, segundo o PDT, bate de frente com direitos estabelecidos pela Constituição Federal.

“Ao ameaçar a realização das eleições, o Presidente da República agride, de forma frontal, o Estado de Direito, a democracia, o exercício dos poderes constitucionais e os direitos individuais, todos dispostos no texto constitucional como cláusula pétrea (art. 60, §4º da CF/88). O impedimento e a restrição ao exercício dos poderes constitucionais recai sobre o Poder Judiciário, mais precisamente sobre o TSE, a quem compete realizar as eleições. Vale dizer, a um só tempo, o Presidente da República ameaça destruir todos os pilares estruturadores do regime democrático, o que não pode ser permitido e aceitável”, conclui o documento.

PDT aciona PGR contra Bolsonaro por ataques à Democracia
PDT aciona PGR contra Bolsonaro; ataque ás eleições / Foto: Reprodução

Confira íntegra da Representação do PDT aqui.

Ciro promete novo código do trabalho em plenária com sindicatos

Ciro promete novo código do trabalho em plenária com sindicatos

Deixe uma resposta