PDT de São Paulo debate participação de mulheres na política

Participação de mulheres na política – O diretório zonal da Sé, região central da capital paulistana, recebeu nesta quinta-feira (09) a presidenta da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) do PDT da capital paulistana, para debater a participação das mulheres na política.

“Cada mulher aqui sabe quantas coisas abriu mão e renunciou para estar hoje na posição que está. ”, lembrou a líder da AMT da capital paulistana.

Presidenta da AMT da capital paulistana compareceu à avenida Roosevelt / Foto: Divulgação/PDT

O encontro ocorreu no bar O Candeeiro, localizado na Praça Roosevelt, centro de São Paulo.

“Hoje nós mulheres somos 52% do eleitorado brasileiro. Mas quando olhamos para os cargos políticos, não chegamos nem a 20% e quando fazemos o recorte racial, não chegamos nem a 5%”

Entre os temas debatidos no encontro, Leticia Gabriella apontou o não reconhecimento do trabalho doméstico como um tipo de trabalho – mesmo que não-remunerado – como uma falta de reconhecimento à importância.

“O trabalho doméstico hoje não é reconhecido como um trabalho não-remunerado, mas muitas das vezes o filho consegue uma promoção de trabalho por conta do cuidado que a mãe tem dentro de casa, ou esposo. Então as mulheres têm um papel muito simbólico na sociedade e é muito triste a gente não ser reconhecida”

Leiticia Gabriella conversou com mulheres e homens sobre espaços de poder / Foto: Divulgação/PDT

Leticia contou um pouco do seu processo pessoal de amadurecimento e de compreender seu próprio corpo e suas origens.

“Eu, como uma menina negra, eu sinto desafios estéticos. Para eu assumir meu cabelo foi um processo muito duro. A minha mãe foi a primeira pessoa a falar que meu cabelo estava feio. Mas ela falou isso porque na geração dela falaram que ela era feia com o cabelo natural também. Quando eu era pequena, colocava pregador no nariz para afinar meu nariz, porque a estética bonita é o fino, é o magro, é o claro, é o liso.”

Mesmo com chuva, encontro promoveu boas reflexões / Foto: Divulgação/PDT

A presidenta da AMT da capital ressaltou a importância da construção de espaços para que as mulheres troquem experiências e se fortaleçam através da coletividade feminina.

“E quando construímos espaços de empoderamento como a AMT é pra gente pensar nessas reflexões e pensarmos em estratégias como colocar essas mulheres em espaços de poder, porque será uma luta conjunta. A gente constrói, a gente dialoga, a gente trabalha, a gente troca dores.”

Presidenta da AMT de São Vicente, litoral paulista, a pedetista Dani Rabello prestigiou o encontro e fez elogios à companheira da capital.

“Todas as vezes que a Letícia está falando, está dialogando com as pessoas, eu escuto, porque são as mulheres negras que movem toda base social, e é com elas que a gente vai aprender de fato como fazer a diferença, como fazer a sociedade se movimentar não só pra frente, pra cima, mas também de forma linear.”, disse Dani Rabello.

Dani Rabello é presidenta da AMT de São Vicente / Foto: Divulgação/PDT

LEIA TAMBÉM:

Antonio Neto percorre ABC paulista neste sábado

Deixe uma resposta