Movimento Negro de SP empossa nova presidenta municipal

Movimento Negro de SP empossa nova presidenta – A sede do PDT de São Paulo foi palco, neste sábado (19), para a cerimônia de posse da nova direção do Movimento Negro do partido na capital paulistana.

“Nós sempre tivemos as nossas lutas, mas elas estavam escondidas, principalmente nas periferias, e agora estão na mídia. Os movimentos das periferias precisam estar unidos aos movimentos dentro dos partidos políticos. Só com união a gente vai enfrentar e vencer o racismo em São Paulo e no Brasil”, disse Ana Paula Passos, empossada presidenta da nova direção.

Movimento Negro de SP empossa nova presidenta
Ana Paula Passos vê na união o caminho para enfrentar o racismo em São Paulo e no Brasil / Foto: Divulgação/PDT

Presidenta estadual do movimento, Neudes Carvalho conduziu o evento que empossou a nova diretoria municipal da luta antirracista e da promoção da cultura e história do povo preto da maior capital do país.
pedetista.

“É de fundamental importância (a posse de Ana Paula Passos), até pelo momento de redemocratização que o país passa. E o estado de São Paulo é a locomotiva do Brasil. A gente tem a organização de movimentos de base, que vêm das periferias, estando dentro de um partido político, se organizando”, salientou Neudes Carvalho.

Neudes Carvalho é presidenta estadual do Movimento Negro do PDT de SP / Foto: Divulgação/PDT

A cerimônia também contou com a presença do presidente do PDT em SP, Antonio Neto, que lembrou a história do PDT como ligada diretamente à luta das populações negras do país.

“A capital tem cerca de 12 milhões de habitantes e provavelmente aqui temos o maior número de negros do país, que querem se organizar. E o PDT tem compromisso com isso. Então a Ana Paula (Passos) presidenta, junto com toda a nova direção, é muito importante para o PDT, que é um dos poucos partidos que tem compromissos concretos com a luta da negritude desde a sua fundação. Tivemos Abdias Nascimento, o Caó, a Lélia Gonzalez. E lei de discriminação racial é fruto dessa luta do PDT, por exemplo. É uma honra muito grande estar aqui.”, recordou o líder trabalhista.

Movimento Negro de SP empossa nova presidenta
Antonio Neto lembrou do histórico do PDT na luta antirracista do país / Foto: Divulgação/PDT

Presidenta da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) da capital paulistana, Letícia Gabriella também fez coro à importância do momento.

“É um dia histórico. Quando a gente empossa uma mulher negra, várias lutas e corpos vêm com ela. Os espaços políticos são historicamente ocupados por homens brancos e mais velhos. Quando mulheres negras ocupam esses espaços a gente transforma esses mesmos espaços”, ressaltou.

Letícia Gabriella ressaltou o valor histórico da posse de Ana Paula / Foto: Divulgação/PDT

Confira a nova direção do Movimento Negro do PDT de São Paulo Capital:

Presidente: Ana Paula de Souza Passos
Vice-presidente: Sidnei Carvalho Moreira
Secretário-Geral: Anderson Balbino da Silva
Tesoureiro: Rodrigo Mendonça de Matos
Secretária de Mídias, Redes e Comunicação Social: Michelle Messias dos Reis
Secretária de Gêneros: Angélica Dayane de Almeida Gomes
Secretária de Mobilização: Palmira Pâmela Santos Fonseca

 

POSSE_MOV_NEGRO_19.03

LEIA TAMBÉM:
União Brasil considera unificar ‘3ª via’ em torno de Ciro Gomes
Heloísa Helena quer apoiar Ciro Gomes para presidente

Deixe uma resposta