JS PDT participa do 69° Coneg da UNE

JS PDT participa do 69° Coneg da UNE – O CONEG (Congresso Nacional de Estudantes de Graduação) é um evento organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) que reúne estudantes de graduação de todo o país para discutir questões relacionadas à educação, política e sociedade. O congresso é realizado a cada dois anos e tem como objetivo principal promover o debate e a troca de ideias entre os participantes, a fim de fortalecer o movimento estudantil e contribuir para o desenvolvimento do país. Durante o CONEG, são realizadas mesas-redondas, plenárias, grupos de trabalho e atividades culturais, além da eleição da nova diretoria da UNE.

A Juventude Socialista (JS) do PDT São Paulo é a organização partidária de juventude do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no estado de São Paulo. A JS tem como objetivo organizar e mobilizar os jovens em torno das pautas do partido, como a defesa da democracia, dos direitos trabalhistas, da educação pública de qualidade, da justiça social e da igualdade de gênero e racial. Além disso, a JS busca formar lideranças políticas jovens e contribuir para a renovação e fortalecimento do partido. A organização realiza encontros, debates, atividades de formação política e campanhas em defesa das bandeiras do PDT e da juventude brasileira.

João Guilherme Desenzi – Presidente estadual da Juventude Socialista em São Paulo, disse:

“Ontem se encerrou 69º CONEG da UNE, e o 1º que participo como liderança estudantil, e de Juventude!
O Conselho de Entidades Gerais da União Nacional dos Estudantes é o evento preliminar do Congresso da União Nacional dos Estudantes, e visou o encontro das forças de juventude p/ o credenciamento dos DCE’s, além dos debates a nível estadual e nacional das principais demandas dos estudantes do Brasil!
Desde o começo da semana passada recebemos aqui na nossa casa nossos camaradas Mari Lessa, diretora de Meio Ambiente da UNE, e Pedro Ângelo, Vice Presidente da UNE, além dos nossos camaradas do RJ, Guilherme e Ighor, que compareceram ao evento para direcionar nossas decisões e movimentos da JS no evento.
Na noite de sexta, representando a JS na mesa diretora da UEE, uma das etapas do evento ao votarmos o regimento do próximo congresso da UEE, discorri sobre a representação da força dos estudantes e da juventude no rumo histórico da garantia de direitos da sociedade brasileira, vanguarda na luta pela educação e dos trabalhadores.
Não pude deixar de ressaltar q independente da derrota do Bolsonarismo nas urnas, continuaremos “no front”, contra essas reformas que através do neoliberalismo moderno buscam sucatear a nossa educação como por exemplo o novo ensino médio.
O engraçado é que apesar de estarmos em um mesmo bloco pleiteando direitos legítimos, tive que aguentar olhares desrespeitosos e risadas irônicas da turminha da “esquerda que se julga revolucionária”, como se os traidores fossemos nós. Acorda bobão, não existe revolução sem combater a supressão dos direitos dos trabalhadores causados pela reforma trabalhista, não adianta vir com papo de que o futuro começa agora, sem cobrar o atual governo sobre fazer a política neoliberal que a direita gosta. Não adianta bradar sobre políticas públicas, se perdendo em pauta identitária de linguagem neutra sem combater a austeridade fiscal de Fernando Haddad.
Por fim, temos q quebrar as barreiras elitistas e não construir novos muros, lutaremos juntos pela acessibilidade e pela permanência estudantil, pois só através de entidades como da força da UEE e da UNE que realmente teremos democracia em um país desequilibrado socialmente e racista como o nosso!”

Para militar na Juventude Socialista do PDT São paulo clique aqui

Deixe uma resposta