Governo segue proposta de Ciro para criar Complexo Industrial da Saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou, em 3 de janeiro de 2022, a criação do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis), com a finalidade de fortalecer a produção e a inovação no Brasil de insumos, tecnologia e serviços para atender ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o decreto, o Complexo Econômico-Industrial da Saúde é a base econômica, produtiva e tecnológica estratégica para a produção e a inovação no país de medicamentos, vacinas, insumos farmacêuticos ativos, hemoderivados, produtos biotecnológicos, equipamentos e dispositivos médicos, produtos para diagnóstico, materiais de uso em saúde e de proteção individual, bens e serviços de informação e conectividade em saúde, serviços de saúde e outros produtos, serviços e tecnologias essenciais para a saúde.

Composto por representantes de 20 ministérios, agências e outros órgãos, o Geceis tem como objetivo formular medidas e ações para a promoção da articulação governamental e o fortalecimento da produção e inovação em saúde no Brasil, visando o acesso universal, equânime e integral à saúde pelo SUS.

O Complexo Industrial da Saúde é uma promessa de campanha que vem sendo trabalhada pelo governo federal desde 2021, e tem como propósito fortalecer a produção nacional de insumos, tecnologia e serviços para o SUS, induzindo a produção local e utilizando o poder de compra do Estado.

O Geceis acompanhará as políticas públicas relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde, bem como a indução à produção local, com o objetivo de gerar empregos e recuperar o potencial tecnológico do país.

O projeto foi elogiado por Antonio Neto, presidente do PDT de São Paulo, que destacou a importância da reindustrialização do Brasil a partir do Complexo Industrial da Saúde para a geração de empregos e a recuperação do potencial tecnológico do país.

A iniciativa é uma oportunidade para o Brasil fortalecer a produção local de insumos, tecnologia e serviços para a saúde, garantindo o acesso universal, equânime e integral à saúde pelo SUS.

 

Deixe uma resposta