Ciro se consolida na corrida presidencial e ‘rompe’ 2 dígitos em pesquisa

Ciro Gomes (PDT) se consolidou na corrida presidencial para as eleições de 2022 e ‘rompeu’ a casa dos dois dígitos, de acordo com pesquisa Quaest Consultoria, encomendada pelo banco Genial Investimentos e divulgada nesta quarta 4.

No levantamento, Ciro tem 10%. Na ponta, Lula aparece com 43%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro com 28%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 5%.

A pesquisa simulou cinco cenários para 2022, todos contando com a presença de Lula, Bolsonaro e Ciro. Os resultados variaram muito pouco a depender de quem figura como o quarto adversário. O petista oscilou entre 43% e 45%; o presidente entre 28% e 29%; e o pedetista entre 10% e 11%.

Espaço para terceira via

A pesquisa também aponta haver espaço para a construção de uma terceira via competitiva. Isso fica claro nas intenções de voto espontâneas, nas quais os indecisos alcançaram 56% e ficaram em primeiro lugar, superando Lula (23%), Bolsonaro (18%) e Ciro Gomes (1%).

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), continua sem deslanchar, assim como seu colega de partido Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e o ex-ministro Henrique Mandetta (DEM).

Avaliação do governo

A pesquisa também avaliou a aprovação do governo de Bolsonaro. Dados apontam estabilidade na avaliação do governo. 44% dos entrevistados consideram a gestão negativa e apenas 28% a consideram regular, assim como na pesquisa anterior realizada no início de julho.

Foram entrevistadas 1.500 pessoas, presencialmente, acima de 16 anos, nos 27 Estados da Federação, entre os dias 1º e 4 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Cerca de 34% do eleitorado considera o governo Bolsonaro péssimo e 10% dos entrevistados acham ruim. Os que consideram a gestão ótima são 8% e 18% avaliam como boa. No grupo intermediário, 15% disseram que o governo é “regular positivo” e 13% “regular negativo”.

Via Carta Capital

Deixe uma resposta