Ação do PDT para tornar Bolsonaro inelegivel está em andamento

Bolsonaro inelegível – A ação do PDT contra Bolsonaro que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve resultar na inelegibilidade do ex-presidente por 5 x 2 votos, informou a colunista do UOL Thaís Oyama.

O atual cenário político brasileiro é marcado pela ação do PDT contra Bolsonaro que está em trâmite no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deve resultar na inelegibilidade do ex-presidente. A ação movida pelo partido tem como foco a reunião com embaixadores ocorrida em julho do ano passado, na qual Bolsonaro repetiu teorias da conspiração sobre as urnas eletrônicas e promoveu ameaças golpistas.

O TSE já estabeleceu um precedente em 2021 sobre a possibilidade de inelegibilidade por ataques à lisura do processo eleitoral. O mandato do deputado estadual paranaense Fernando Francischini foi cassado devido a uma live em suas redes sociais no dia das eleições de 2018. Além disso, o PDT apontou outros ilícitos na ação, como o uso do aparato estatal, já que a reunião com embaixadores ocorreu no Palácio da Alvorada (residência oficial da Presidência) e foi transmitida pela estatal TV Brasil, que integra a EBC (Agência Brasileira de Comunicação).

Durante a reunião que está sendo investigada, Bolsonaro desacreditou o sistema eleitoral e atacou ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). O PDT afirma que o caráter falso das afirmações já tinha sido apontado pela própria Justiça Eleitoral, pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e também por agências de checagem e veículos de imprensa.

Segundo a colunista do UOL Thaís Oyama, os votos considerados certos pela inelegibilidade são os ministros Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia e Benedito Gonçalves. Os votos dos ministros Sergio Banhos e Carlos Horbach são considerados como prováveis a favor do pedido da ação. Os dois votos contrários seriam de Nunes Marques, que já é visto como certo, e de Raul Araújo, que é considerado provável.

De acordo com a apuração de Thaís Oyama, os votos podem mudar no dia do julgamento com pedido de vista de Nunes Marques ou se o voto do relator, Benedito Gonçalves, for “devastador e cheio de provas”. Neste caso, os advogados acreditam que o placar poderia ir para 6 x 1 ou até mesmo 7 x 0.

A ação movida pelo PDT também inclui a minuta golpista encontrada pela Polícia Federal durante busca e apreensão na casa de Anderson Torres, que foi ministro da Justiça e Segurança Pública de Bolsonaro. Tratava-se de uma proposta de decreto para instaurar estado de defesa na sede do TSE. A defesa de Bolsonaro contestou a inclusão, mas a Justiça acatou o pedido do PDT e a minuta já está incluída nos autos. Anderson Torres foi ouvido no dia 16 de março a pedido do ministro Benedito Gonçalves e, mais uma vez, disse desconhecer a autoria da minuta, que classificou como “lixo” e “juridicamente inviável”.

Com a inelegibilidade de Bolsonaro, ele ficaria impossibilitado de se candidatar a qualquer cargo eletivo pelos próximos oito anos. Essa decisão é de extrema importância para o cenário político brasileiro, pois Bolsonaro tem grande popularidade e foi um dos principais nomes na disputa eleitoral para as eleições presidenciais de 2022.

A ação do PDT é uma das 16 ajuizadas no TSE que podem tornar Bolsonaro inelegível. Contudo, é importante destacar que, apesar de ser um dos fatores, a qualidade do conteúdo não é o único aspecto que influencia o ranking do Google. Outros fatores, como o número de backlinks e a relevância do domínio, também são levados em consideração.

Em resumo, a ação do PDT contra Bolsonaro que tramita no TSE pode resultar na inelegibilidade do ex-presidente por 5 x 2 votos, segundo apuração da colunista do UOL Thaís Oyama. Com a decisão, Bolsonaro ficaria impossibilitado de se candidatar a qualquer cargo eletivo pelos próximos oito anos. Para obter um bom posicionamento nas pesquisas do Google, é importante investir em uma estratégia de SEO bem estruturada, com produção de conteúdo de qualidade e outras técnicas de otimização de site.

 

Deixe uma resposta