Ciro Gomes debate com estudantes nesta quarta-feira; se inscreva

Ciro Gomes debate com estudantes – O presidenciável Ciro Gomes (PDT) participa nesta quarta-feira (11), Dia do Estudante, de um evento com estudantes de diretórios acadêmicos de diversas universidades de São Paulo. O tema do encontro é o ensino superior brasileiro e o futuro das universidades do país.

“Realizei um circuito de palestras e debates em centenas de universidades em todos os estados brasileiros e no exterior. É fundamental envolver as universidades, estudantes, professores e juventude em qualquer projeto para o país”, afirma Ciro.

O evento começa às 19h desta quarta e você pode se inscrever aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS:

LEIA: Aldo Rebelo: “Ameaça de Braga Netto e GCM de Guaratinguetá hoje se equivalem”
LEIA: Ciro Gomes no Bial: Lira e Pacheco estão prevaricando com Bolsonaro
LEIA: PDT pede ‘interdição’ de Bolsonaro após desfile: “Ameaça à democracia”
LEIA: Rodrigo Maia posta Bolsonaro com ‘Pateta’: “Desfile da Disney”

Leia abaixo o texto de Tiago Nogara, doutorando em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP), sobre o encontro entre estudantes e Ciro Gomes publicado no Portal Disparada:

“No próximo dia 11 de agosto, o Dia do Estudante, diversas entidades estudantis do Estado de São Paulo estarão organizando o debate “O futuro das universidades”, junto de Ciro Gomes.

As inscrições para o debate – que ocorrerá por meio da plataforma Zoom, no dia 11 de agosto, 19 horas – devem ser realizadas pelo seguinte link: https://forms.gle/26qMEFVz7zGGW7MN8.

Sem qualquer dúvida, um evento e uma data por demais simbólicos. Afinal, vivemos um momento ímpar e catastrófico da história do nosso país: mais de meio milhão de vítimas fatais da má gestão da pandemia; o crescimento do desemprego e da miséria em doses galopantes; a privatização e destruição de instituições e patrimônios históricos de nossa construção nacional, dentre eles a universidade e a educação públicas; e a consolidação de um cenário de total falta de perspectiva para o nosso povo, especialmente para os jovens.

E os estudantes, por um lado, e o futuro das universidades, por outro, são – sem quaisquer dúvidas – vértices centrais de qualquer projeto alternativo a essa maldita ordem neoliberal que hoje hegemoniza o cenário político-ideológico brasileiro.

OUTRAS NOTÍCIAS:

LEIA: Imprensa internacional ridiculariza desfile: “República de Bananas”
LEIA: Gafe: Deputado bolsonarista exalta desfile militar com tanques da China
ASSISTA: Vídeo: Blindado militar vai a desfile no Planalto “sob risco de pegar fogo”
LEIA: Voto impresso: Bolsonaro quer tanques na rua; oposição vai à Justiça

Afinal, os estudantes sempre estiveram na vanguarda de muitas das principais lutas em defesa do Brasil e seu povo nas últimas décadas. O foi assim nas campanhas em prol da criação da Petrobras, junto de Getúlio Vargas; nos comícios favoráveis à implementação das Reformas de Base, no governo Jango; nas incansáveis jornadas pela redemocratização do país, ao longo do regime civil-militar; e nas sequenciais agitações contrárias à dilapidação do patrimônio estatal e nacional orquestrada pela ordem neoliberal ao longo do último período. E com certeza, não é agora que deixarão de cumprir seu papel histórico.

E ao tempo em que os estudantes e suas agitações políticas são centrais para a retomada de tal caminho, as universidades também o são. É com base no fortalecimento inequívoco do tripé ensino-pesquisa-extensão nas instituições de ensino superior nacional que conseguiremos superar o subdesenvolvimento que os entreguistas – em conluio com as forças imperialistas – há tantos anos nos legam. E é apenas retomando a conexão das universidades com as demandas estruturais de nosso Brasil e nosso povo, portanto, que teremos capacidade para lograr a concretização de tal hercúlea tarefa.

Por fim, sem a reconstrução de um verdadeiro Projeto Nacional de Desenvolvimento, tanto as movimentações estudantis quanto a reestruturação das universidades seriam em vão. E é por isso que a construção desse evento para debater as universidades com Ciro Gomes, no Dia do Estudante, é tão simbólico. Afinal, a figura e candidatura presidencial de Ciro têm sido, nos últimos anos, o principal sustentáculo de debate e defesa da construção de tal projeto nacional. Foi Ciro quem trouxe novamente à tona para a cena pública a necessidade de retomarmos um caminho que concilie a inadiável reindustrialização do país com uma imprescindível tarefa de consolidar verdadeiros e permanentes mecanismos de distribuição de renda, combatendo a hegemonia do pensamento neoliberal e dos segmentos do capital financeiro que há tanto asfixiam as alternativas em prol do bem-estar de nossa população

Nesse sentido, não restam dúvidas: no dia 11 de agosto, o Dia do Estudante, lugar de estudante é no debate acerca do futuro das universidades brasileiras, junto de Ciro Gomes, para fortalecer a discussão e a luta em nome das bandeiras capazes de levar o Brasil a um novo período histórico, marcado pelo triunfo da soberania nacional, do desenvolvimento econômico e da justiça social.”

OUTRAS NOTÍCIAS:

LEIA: Bolsonaro ensaia derrota do voto impresso: “Barroso apavorou deputados”
LEIA: TSE envia notícia-crime contra Bolsonaro ao STF por quebra de sigilo
LEIA: Bolsonarista é condenado por “dossiê antifascista” e vai ter que indenizar
LEIA: Torturador da Ditadura, Ustra é ‘herói nacional’ do Exército, diz site

Janaina Paschoal: doar comida na Cracolândia ‘ajuda o crime’; padre debocha

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) criticou ontem o padre Júlio Lancellotti e a Pastoral do Povo da Rua de São Paulo por distribuir comida às pessoas em situação de rua no centro da capital paulista.

Leia a matéria completa aqui.

Procuradoria valida denúncia contra Lula e Palocci no DF

A Procuradoria da República no Distrito Federal ratificou à Justiça a denúncia contra o ex-presidente Lula (PT), Antônio Palocci e o empresário Marcelo Odebrecht no caso da suposta compra de um terreno para o Instituto Lula e um apartamento que teriam sido custeados com dinheiro da empreiteira baiana.

Leia a matéria completa aqui.

Brizola Neto na CSB: “Governo Bolsonaro é irresponsável e imoral”

O ex-ministro do Trabalho e atual coordenador de Trabalho e Renda de Niterói (RJ) Brizola Neto (PDT) responsabilizou o governo Bolsonaro pelo agravamento da pandemia no Brasil e consequentemente seus efeitos tanto sociais quanto econômicos. “A gestão irresponsável e imoral do governo Bolsonaro fizeram com que a pandemia tivesse efeito muito maior”, disse.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.