Escola de Candidatos e Assessores recebe Tathiana Chicarino para debater as tecnologias digitais em processos eleitorais

Escola de Candidatos recebe Tathiana Chicarino – A Escola de Candidatos e Assessores, uma iniciativa do PDT/SP da capital paulista em parceira com a Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini (FLB-AP), recebeu na segunda-feira, 06 de dezembro, a cientista política Tathiana Chicarino para debater o processo de desinformação na sociedade e, em paralelo, a crescente interferência de tecnologias digitais em processos eleitorais.

Tathiana é doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP (Ciência Política) e professora de pós-graduação de Sociologia e Política – Escola de Humanidades (FESPSP).

No início da aula, referenciando o filósofo francês Pierre Bourdieu, a professora introduziu o conceitos de “opinião pública”, deixando claro que esta não é a simples soma das opiniões individuais.

Na sequência, Tathiana tratou sobre as fases do desenvolvimento do marketing político, que definiu como “a construção deliberada que tenta influenciar a opinião pública acerca de um candidato”.

Em sua apresentação, a professora dividiu em três as fases do MKT político, sendo elas a pré-moderna, do corpo a corpo, exemplificada em Getúlio Vargas (1945-1984), a moderna, dos grandes conglomerados de mídia – principalmente a televisão (1985-2002) e a pós-moderna, da era da internet (2003 até hoje).

Tathiana tratou também sobre a produção de desinformação e discurso de ódio, que segundo ela sempre existiu, mas agora, com a digitalização, encontra uma nova lógica e maior velocidade de propagação.

“Quando temos um boato muito localizado em algum nicho, a chance dele virar algo anedótico, que não chega nas pessoas, é maior. Com a viralização, um boato passa por muitas pessoas e muitas redes, o que provoca um reforço na história. Uma mentira contada varias vezes vira uma verdade. A viralização pode produzir validação”, disse.

A cientista política falou ainda a respeito da lógica do ecossistema comunicacional bolsonarista, que não é espontânio, pelo contrário, é profissional:

“Há uma lógica comunicacional. Há uma primeira camada de criação profissional de conteúdo, é uma produção realmente estratégica, que tem uma aparência de rusticidade, mas possui estratégias muito bem definidas.”

Tathiana Chicarino encerrou a aula debatendo as Fake News e tratando também sobre o que chamou de tarefa epistemológica e política de combate a desinformação.

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