Ciro defende equiparação de salário, por lei, de homens e mulheres

Ciro defende equiparação de salário, por lei, de homens e mulheres – O presidenciável Ciro Gomes (PDT), em entrevista concedida à Rádio Capital FM de Cuiabá (MT) na manhã desta quinta-feira, 3, defendeu a equiparação salarial, por lei, de homens e mulheres que cumprem a mesma jornada e a mesma atividade laboral.

Esta é uma das medidas que Ciro pretende adotar na presidência caso seja eleito nas eleições do fim do ano, como forma de minimizar as desigualdades de gênero no Brasil.

O ex-governador do Ceará foi questionado sobre que políticas públicas o Estado deve trabalhar para combater a violência que as mulheres sofrem no Brasil .

Ciro Gomes fez questão de relembrar o período em que foi prefeito e governador, e que nomeou mulheres para cargos importantes da administração:

“A discriminação da mulher é uma questão de empoderamento. Políticas afirmativas aceleram o empoderamento, mas é mais complexo. Começo dizendo o que já fiz. Fui prefeito da quinta maior cidade brasileira, Fortaleza, e metade dos secretariados eram mulheres. Fui governador do oitavo Estado brasileiro, o Ceará, – nos anos 80, 90, quando não era ainda tão visível a necessidade de empoderar – e mais da metade do orçamento era controlado por mulheres. E me dei muito bem.”, frisou o pré-candidato.

Determinação legal

Ciro Gomes ressaltou que as mulheres são 52% do total da população brasileira, mas que essa maioria não se reflete nos cargos eletivos Brasil afora.

“O Brasil é majoritariamente feminino. Sabe quantas mulheres representam o povo brasileiro na Câmara Federal? 15%. Ninguém proíbe as pessoas de votar em mulheres. O que precisamos fazer é reforçar as políticas afirmativas, porque elas podem permitir uma aceleração, mas o empoderamento da mulher depende muito da consciencia politica de quem está me ouvindo agora. Por que 52% do eleitorado são mulheres e só 15 de cada 100 deputados são mulher?”, questionou.

O pré-candidato reforçou que é necessária uma regulação urgente sobre equiparação salarial para, pelo menos, minimizar a discriminação de gênero no ambiente de trabalho.

“É inadiável a regulação, no mercado de trabalho, a determinação legal de que se pague às mulheres pela mesma jornada e a mesma natureza de trabalho, o mesmo salário. Hoje, inacreditavelmente, no século XXI, as mulheres ganham 76% do que os homens ganham pra fazer o mesmo trabalho pela mesma jornada. Em vários lugares do mundo, já regulou. Você tem que regular e isso está no meu programa de governo”, concluiu Ciro Gomes.

Fonte: PNB Online

Assista a entrevista de Ciro Gomes à Rádio Capital FM de Cuiabá:

Foto: Reprodução

Ciro defende equiparação de salário, por lei, de homens e mulheres

Deixe uma resposta