Após brilhar no JN, Ciro Gomes cresce 50% em pesquisa

Ciro Gomes cresce 50% em pesquisa – Pesquisa do Instituto FSB para presidente da República divulgada nesta segunda-feira (29) mostra um crescimento significativo de Ciro Gomes (PDT) após a semana de entrevistas do presidenciáveis no Jornal Nacional, da TV Globo.

O levantamento foi encomendado pelo banco BTG Pactual.

Ciro Gomes teve crescimento de 50%, indo de 6% para 9%, enquanto o ex-presidente Lula (PT) apresentou queda, de 45% para 43% das intenções de voto.

Atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) se manteve estagnado, com 36%.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro 52% a 39%, resultado idêntico numericamente ao da pesquisa de 22 de agosto, e Simone Tebet por 51% a 30%, distância maior do que possui contra Ciro (47% a 32%).

Já Ciro Gomes também bateria Bolsonaro, por 49% a 41%.

Após brilhar no JN, Ciro Gomes cresce 50% em pesquisa
Ciro Gomes cresce 50% em pesquisa após JN / Foto: Reprodução

JN: Ciro propõe Lei Antiganância para enfrentar juros abusivos

Candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT) apresentou uma proposta inédita para enfrentar os juros abusivos dos bancos brasileiros.

Nesta terça-feira (23), em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, o ex-ministro propôs a ‘Lei Antiganância’, que visa garantir que ninguém pagará mais que o dobro do valor que tomou emprestado.

“O Brasil cobra há anos os juros mais altos do mundo. Isso explica por que quatro bancos brasileiros estão entre os mais lucrativos do mundo. Vou dar um basta nisso criando a Lei Antiganância. Ela vai proibir os bancos de cobrarem mais de duas vezes o valor de um empréstimo ou de uma dívida que as pessoas têm no cartão de crédito ou no cheque especial. Ou seja, se você pegou R$ 100 e já pagou R$ 200, a dívida fica automaticamente quitada”, disse Ciro Gomes.

Em outros países já existem leis similares como, por exemplo, na Inglaterra.

“Aqui no Brasil obrigam as pessoas a pagar até mais de dez vezes uma dívida. Porque não pode haver controle de juros e multas exorbitantes no Brasil?”, pergunta.

“Vou olhar pra quem tem pouco, libertando as pessoas da escravidão por dívidas”.

PDT entra com ação no TSE e pede inelegibilidade de Bolsonaro

Inelegibilidade de Bolsonaro – A campanha de Ciro Gomes (PDT), candidato à presidência da República, entrou nesta sexta-feira (19) com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para barrar a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O pedetista contesta a postura de Bolsonaro durante a polêmica reunião com embaixadores em que o atual ocupante do Palácio do Planalto atacou o processo eleitoral, sem mostrar provas.

A equipe jurídica de Ciro Gomes pediu ao TSE a cassação do registro de Bolsonaro ou do diploma (se o presidente for reeleito), pela prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Ação de investigação

Ciro entrou com uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije), que tem por objetivo impedir e apurar a prática de atos que possam afetar a igualdade dos candidatos em uma eleição.

Na reunião com embaixadores, Bolsonaro destacou que as urnas completaram automaticamente o voto no PT nas eleições 2018, que não possuem sistemas que permitem auditoria e que não é possível acompanhar a apuração dos votos — o que não é verdade.

A reunião foi transmitida ao vivo pela TV Brasil e nos perfis de Bolsonaro no Instagram e no Facebook.

As urnas eletrônicas são usadas pelos eleitores brasileiros desde 1996, e até hoje nenhuma acusação de fraude foi comprovada.

Deixe uma resposta