Congresso da JS do PDT de SP elege novo presidente

Congresso da JS do PDT de SP elege novo presidente – Neste sábado (04), a Juventude Socialista (JS) do PDT de São Paulo elegeu seu novo presidente em Congresso, realizado na região central da capital.

Ex-presidente da JS de Campinas, João Desenzi foi eleito para um mandato de quatro anos à frente da JS paulista.

“Não há avanço conquistado pela sociedade brasileira que não tenha tido a participação decisiva do movimento estudantil”, discursou.

Durante o discurso, João Guilherme convocou uma moção – por aclamação – contrária à privatização à Sabesp, aprovada pela grande maioria dos presentes.

“Seguiremos na luta em defesa de uma Educação Pública de qualidade e em defesa do patrimônio e desenvolvimento nacionais”, completou o novo presidente da JS de São Paulo.

João Guilherme Desenzi comandará JS de SP pelo próximo quatro anos / Fotos: Thiago Manga

Brizola, presente

A ex-deputada e secretária de Relações Internacionais da executiva nacional do PDT, Juliana Brizola (PDT-RS), e o ex-ministro do Trabalho Brizola Neto (PDT-RJ) prestigiaram o evento, que ficou lotado. Os dois são netos de Leonel Brizola, fundador do PDT.

“A juventude é o movimento mais importante do partido, pois é o celeiro de novos quadros. Um partido sem juventude é um partido sem futuro”, disse Brizola Neto.

Juliana Brizola lembrou que a Juventude Socialista “era a maior paixão do meu avô” e falou sobre a importância do movimento para o crescimento do partido.

“A juventude tem o dever de se rebelar, até dentro do partido, se preciso. A juventude precisa ser a consciência crítica do partido” – Juliana Brizola (PDT-RS)

Netos de Leonel Brizola prestigiaram o evento / Fotos: Thiago Manga

Mudança de narrativa

Presidente do PDT paulistano, Antonio Neto disse que é preciso mudar a narrativa neoliberal dominante na mídia hegemônica.

“Essa juventude tem a missão de mudar essa narrativa neoliberal, individualista, que tenta convencer entregador por aplicativo de que ele é um empreendedor. Sem respeito, sem direitos. Falam tanto em meritocracia, mas as pessoas não têm as mesmas oportunidades”

Neto lembrou do estandarte de Getúlio Vargas que a JS paulista levou às manifestações pelo impeachment de Jair Bolsonaro, ocorridas em 2021, na Avenida Paulista.

“Essa juventude levou um estandarte de Getúlio na Avenida Paulista, virou notícia nacional. É um orgulho e uma honra caminhar ao lado dessa juventude.”, disse.

Também estiveram presentes o vice-presidente estadual do PDT, Gerson Sartori, Everton Carreirinha, secretário-adjunto estadual, Lúcio Maluf, secretário de Organização do partido em São Paulo e membro do Diretório Nacional, Renato Zaccaro, ex-presidente da JS do PDT de SP e presidente do PDT Guarujá e Douglas Rafaellis, presidente da JS do PDT do Rio Grande do Sul.

Antonio Neto lembrou o estandarte de Getúlio / Foto: Thiago Manga

Mesas de debate

O Congresso da JS também promoveu mesas de debates sobre temas considerados importantes para o país.

  • Uberização do trabalhador e seus impactos na juventude – Antonio Neto e Brizola Neto
  • A importância de Freud no pensamento do jovem socialista e a representatividade feminista na política – Mariana Desenzi / Paulo Emílio Cabral – Psicanalistas
  • Desenvolvimento Econômico – Nelson Marconi – Economista
  • A participação do jovem na política a partir do movimento estudantil- Arthur Silva e Juliana Brizola

Luto: Morre pai do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio

Deixe uma resposta