Marketing Digital na Política abre as aulas de outubro na Escola de Candidatos

Na noite dessa segunda-feira (07) os pré-candidatos e candidatas do PDT-SP tiveram uma dinâmica de aula um pouco diferente das aulas anteriores. Acompanhados de seus assessores de comunicação, participaram além da aula de uma dinâmica com o professor Vinicius Costa, jornalista e secretário de comunicação do PDT na cidade de São Paulo, para pensar suas campanhas no meio digital.

A forma como se faz política hoje em dia mudou drasticamente com o advento dos meios digitais, as últimas eleições nacionais deixam isso mais do que claro. Um outsider, sem a clássica estrutura de mídia e nenhum tipo de proposta concreta foi eleito através da mobilização da população através de algortimos e redes sociais, em especial o Whatsapp.” comentou Vinicius no início da aula.

Com essa provocação, Vinicius passou então a provocar os alunos a imaginarem como poderiam se posicionar dentro dessa blogosfera. Através de explicações detalhadas sobre como cada rede social atua, qual público se encontra nela e que tipo de conteúdo e estratégia devem ser adotados quando, como pré-candidatos, os alunos forem produzir conteúdo dentro do Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp e Youtube.

“O que o ser humano deseja é ser desejado por outro ser humano”, com essa frase do famoso psicanalista Jacques Lacain, Vinicius Costa tentou guiar os alunos para que compreendessem o papel de sua imagem no trabalho a ser desenvolvido durante uma campanha, atraindo e fidelizando potenciais eleitores.

Vinicius Costa, é especialista em Inbound Marketing, uma área recente dentro do marketing que se opõe em praticamente tudo ao que se convencionava fazer para atingir clientes (sejam eles eleitores ou clássicos potenciais consumidores de produtos). Na abordagem tradicional, também conhecida como Outbound Marketing, através de grandes quantidades de investimo e de uma exposição contínua e invasiva do conteúdo que se tentava vender em páginas de revistas e jornais, canais de televisão ou os extintos anúncios em outdoors, os clássicos marqueteiros políticos incutiam na mente das pessoas a imagem, o número da legenda e uma idéia de projeto de governo.

Porém, além do custo ficou provado que o efeito desse tipo de campanha é extremamente imprevisível, podendo gerar desgastes com a imagem do candidato e o efeito oposto do esperado no potencial eleitor.

É nesse cenário de revolução digital, que se acelerou a partir dos anos 2000 que se cria o conceito de Inbound Marketing, mais especificamente em 2006 na empresa americana Hubspot, por Brian Halligan e Dharmesh Shah, através de um software para gerenciamento de campanhas de Inbound Marketing. Porém, eles conseguiram popularizar essa estratégia em 2009, quando lançaram o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”.

O Inbound Marketing foi criado para ser uma estratégia de atrair pessoas (futuros consumidores) para um site, por meio de conteúdo exclusivo e personalizado.

Essa é uma maneira de se relacionar com um público-alvo específico de maneira direta e duradoura. O Inbound Marketing permite a interação com o público e a personalização de conteúdos, o que torna as vendas mais assertivas.

A redução de custo é uma das características que fazem empresas investirem nessa estratégia de marketing também. Para atingir tais resultados, a solução criada foi o Marketing de Conteúdo, pois com ele é possível atingir novos leads, produzindo conteúdos interessantes, autorais, informativos, atraentes e de qualidade, que se tornam fundamentais para qualquer empresa que deseje uma melhor colocação no mercado,

O objetivo dessa estratégia é aumentar as vendas. Para isso, é necessário atrair visitantes, que acabam se tornando leads (clientes em potencial), depois se tornarão fiéis a marca e começarão a aplicar o planejamento criado pela equipe de Marketing, assim, essas captações passam a divulgar a marca.

Vinicius trabalha há alguns anos adaptando essas idéias criadas para o setor empresarial e colocando em prática na política. Como os próprios criadores disseram: Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo. Dessa forma se democratiza, para o bem e para o mal, uma das áreas mais fechadas ao público brasileiro a arena política.

Quer saber em mais detalhes o que foi discutido na aula? Confere o conteúdo completo aqui abaixo!

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