Quadro histórico do PDT, Wellington Cantal morre em SP aos 88 anos

Wellington Cantal morre em SP – Faleceu na noite desta quinta-feira (28), em São Paulo, o advogado Wellington Rocha Cantal, quadro histórico do PDT, aos 88 anos.

Formado em Direito pela UERJ em 1962, foi presidente das subsecções de Duque de Caxias e São João do Meriti (RJ). Na época, advogou para sindicalistas e após ser preso e torturado durante a ditadura militar (1964-1985), foi para o exílio na França e antiga União Soviética.

Chegou a integrar o Partido Comunista Brasileiro e, após a redemocratização, fixou-se em São Paulo. Lá, foi advogado de diversos sindicatos de trabalhadores e se filiou ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), liderado por Leonel Brizola.

No PDT, foi destacado dirigente e disputou eleição para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em 1986.

Wellington Cantal deixa a esposa – a advogada e procuradora aposentada Cida Costa, que esteve presa com Dilma Roussef durante a ditadura – e os filhos Sérgio, Luzia, Laura e Rosa.

O velório ocorre nesta sexta-feira (29), das 10h às 16h, no Cemitério do Araçá, localizado na Avenida Doutor Arnaldo, na capital paulista. A cerimônia de Cremação acontece às 18h no Crematório da Vila Alpina.

Quadro histórico do PDT, Wellington Cantal morre em SP aos 88 anos
Wellington Cantal morre em SP aos 88 anos

LEIA: Educação: Uma luta trabalhista

No Dia da Educação, é importante destacar a luta incansável de figuras como Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, e de partidos políticos como o Partido Democrático Trabalhista (PDT), em defesa de uma educação pública de qualidade no Brasil. Essas figuras históricas e o partido que ajudaram a fundar têm em comum a crença de que a educação é o caminho para uma sociedade mais justa e igualitária, e que é preciso investir em políticas públicas que promovam a educação em todas as suas esferas. Neste texto, vamos conhecer um pouco mais sobre a contribuição de Darcy Ribeiro, Leonel Brizola e do PDT para a luta pela educação pública no Brasil.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) tem, historicamente, como uma de suas principais bandeiras a luta pela educação pública de qualidade.

Fundado em 1980 pelo ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola, o PDT tem como uma de suas principais características a defesa dos direitos dos trabalhadores e a promoção da igualdade social. Nesse sentido, a luta pela educação é uma das suas principais bandeiras, uma vez que acredita que o acesso à educação de qualidade é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Educação: Uma luta trabalhista

Deixe uma resposta