Último dia da Maratona Ciro Gomes em SP atrai centenas para apresentação da Escola de Candidatos e Observatório Trabalhista

A segunda-feira (15) em São Paulo foi marcada por duas brilhantes apresentações de Ciro Gomes fechando três dias de uma programação que levou o político a todos os cantos da cidade. Tendo início no sábado com um debate junto aos moradores da Ocupação Anchieta no extremo sul da periferia paulistana, um debate público sobre cultura no Bar Tamarineira na zona oeste da capital e culminando com a apresentação da análise de 180 dias do Governo Bolsonaro através do Observatório Trabalhista e a aguardada aula inaugural do curso de formação política promovido pelo PDT de São Paulo, a Escola de Candidatos.

“Assistir meu país ser destruído nos últimos meses me fez assumir o compromisso de sair às ruas para lutar. Parar não é uma opção mais. Os tempos atuais pedem três coisas: exemplo, debate e militância” afirmou Ciro ao falar sobre os últimos dias de caminhada por São Paulo.

Os eventos começaram na tarde do dia 15 com a apresentação para a imprensa e centenas de ouvintes na sede do Sindpd de uma análise dos primeiros 6 meses do país sob Bolsonaro. Abordando resultados da área econômica, sáude, segurança, educação e cultura a iniciativa é parte de uma ferramenta colaborativa criada pelo próprio Ciro Gomes, o Observatório Trabalhista.

Foram mais de duas horas de fortes críticas e proposições para superarmos o cenário apresentado.

“Ferramenta inovadora e indispensável para pensarmos os rumos do país em tempo real, o Observatório reúne o que há de mais recente em dados sobre o governo brasileiro e é um prazer enorme poder receber Ciro Gomes fazendo a leitura desse momento tão grave do país aqui no Sindpd” afirma Antonio Neto, presidente do PDT na cidade de São Paulo, durante a abertura do evento.

Assista o evento no vídeo abaixo

De lá Ciro seguiu para o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, onde ministraria a primeira aula da Escola de Candidatos. Com mais de 400 inscritos, o projeto realizado pela FLB-AP e PDT de São Paulo lotou o auditório de pré-candidatos ao pleito de 2020.

Compunham a mesa junto de Ciro Gomes durante a aula Nelson Marconi, presidente da FLB-AP de São Paulo, Manoel Dias, presidente nacional da Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini, Antonio Neto, presidente do PDT na capital, Airton Amaral, secretário-geral do PDT no estado e Gleides Sodré, presidente da Ação da Mulher Trabalhista de São Paulo.

“É um momento histórico ver essa sala lotada para começarmos a formação de candidatos realmente do PDT, com cara e propósitos do PDT.” disse Nelson Marconi, um dos principais idealizadores do projeto ao abrir a aula inaugural.

Ciro, ao longo de 3 horas, compartilhou com o público um pouco sobre as dificuldades de se estruturar uma campanha, como atingir o eleitorado, técnicas e pontos que ele considera cruciais para quem pretende entrar no mundo político , extremamente polarizado e manchado como o do Brasil de hoje. Ciro deixou seus 38 anos de atuação política à disposição dos presentes que participaram ativamente com dúvidas e propostas.

“Nosso presidente Carlos Lupi, deixou clara a sua ânsia por renovação e volta do PDT no estado de São Paulo aos valores trabalhistas de Brizola, Jango e Darcy Ribeiro. É isso que a noite de hoje representa para nós.” completou Airton Amaral, secretário-geral do PDT no estado de São Paulo.

Os pré-candidatos da comunidade negra, movimentos feministas, lideranças de religiões de matriz afro e LGBTQI+ mostraram que o PDT vem alinhado com o rosto do nosso povo para as próximas eleições municipais. Mas a pauta trabalhista, progressista e desenvolvimento nacional como forma de retomar o país para seus cidadãos era o denominador comum entre todos os presentes.

Como afirmou Alessandro Rodrigues, secretário-geral do PDT na cidade de São Paulo, não haverá mais espaço dentro do PDT para políticos de passagem e interesses conflitantes com as raízes no trabalhismo de Getúlio Vargas, Jango, Brizola e Ciro Gomes.

Ciro deixou sua marca em São Paulo nos último dias e prometeu voltar, segue agora para a Bahia onde continua sua caminhada para construir junto ao povo um Brasil novo.

Se não conseguiu assistir a aula ontem veja o vídeo abaixo e não deixe de se inscrever na Escola de Candidatos.

Deixe uma resposta