Sob presidência de Cid Gomes, Comissão do Hidrogênio Verde aprova plano de trabalho

Sob presidência de Cid Gomes, Comissão do Hidrogênio Verde aprova plano de trabalho – Os integrantes da Comissão Especial do Hidrogênio Verde, presidida pelo senador Cid Gomes (PDT-CE), aprovaram nesta quarta-feira (19) o plano de trabalho para 2023. A primeira audiência pública acontecerá na próxima quarta-feira (26), em Brasília, com o objetivo de discutir o tema “O hidrogênio verde e o seu papel na descarbonização das economias globais”.

A presença dos representantes dos ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia, bem como dos representantes de embaixadas de diversos países, como Alemanha, China, Estados Unidos, Arábia Saudita, Reino Unido, Holanda, Canadá, Coréia e Chile, ressalta a importância do tema e a busca por alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis.

Ao todo, serão realizadas seis audiências públicas no Senado e outras cinco nas diversas regiões do país, demonstrando o compromisso em discutir o assunto e buscar soluções que possam contribuir para a descarbonização da economia global. A primeira dessas audiências foi realizada no dia 19 de maio, em Pernambuco.

Segundo o senador Cid Gomes, a Comissão Especial do Hidrogênio Verde tem como objetivo ouvir especialistas, representantes de órgãos governamentais, investidores e demais interessados na questão. A ideia é dar transparência e abertura ao debate, visto que se trata de um assunto novo e complexo que exige a participação de diversos atores. O hidrogênio é a molécula mais simples que existe, mas sua utilização em grande escala como combustível é um tema absolutamente novo no mundo inteiro.

O Brasil e o mundo estão diante de uma grande oportunidade de ter uma alternativa aos combustíveis fósseis e, portanto, uma possibilidade de descarbonização da economia. O senador Cid Gomes defende que é preciso regulamentar o tema para dar segurança aos investidores privados, permitindo que possam fazer investimentos e fomentar a produção e utilização do hidrogênio verde no país.

É importante destacar que a regulamentação do tema é fundamental para garantir a segurança jurídica dos investidores e fomentar o desenvolvimento da indústria do hidrogênio verde no país. O Brasil possui um enorme potencial para a produção de hidrogênio verde, visto que é um país rico em recursos naturais e possui grande expertise em tecnologia de produção de biocombustíveis.

A Comissão Especial do Hidrogênio Verde surge como um importante espaço de debate e produção de conhecimento sobre esse tema vital para a descarbonização das economias globais. A participação de representantes de diversos países na primeira audiência pública demonstra o interesse mundial no tema do hidrogênio verde e na busca por alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis.

Em resumo, a Comissão Especial do Hidrogênio Verde é uma iniciativa importante para o país e para o mundo, visto que o hidrogênio verde pode ser uma alternativa viável e sustentável aos combustíveis fósseis, contribuindo para a descarbonização da economia global e redução do efeito estufa.

Deixe uma resposta