PDT entra com ação no TSE e pede inelegibilidade de Bolsonaro

Inelegibilidade de Bolsonaro – A campanha de Ciro Gomes (PDT), candidato à presidência da República, entrou nesta sexta-feira (19) com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para barrar a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Confira a ação da campanha de Ciro, na íntegra, clicando aqui.

O pedetista contesta a postura de Bolsonaro durante a polêmica reunião com embaixadores em que o atual ocupante do Palácio do Planalto atacou o processo eleitoral, sem mostrar provas.

A equipe jurídica de Ciro Gomes pediu ao TSE a cassação do registro de Bolsonaro ou do diploma (se o presidente for reeleito), pela prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

PDT entra com ação e pede inelegibilidade de Bolsonaro ao TSE
PDT entra com ação e pede inelegibilidade de Bolsonaro / Foto: Reprodução

Ação de investigação

Ciro entrou com uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije), que tem por objetivo impedir e apurar a prática de atos que possam afetar a igualdade dos candidatos em uma eleição.

Na reunião com embaixadores, Bolsonaro destacou que as urnas completaram automaticamente o voto no PT nas eleições 2018, que não possuem sistemas que permitem auditoria e que não é possível acompanhar a apuração dos votos — o que não é verdade.

A reunião foi transmitida ao vivo pela TV Brasil e nos perfis de Bolsonaro no Instagram e no Facebook.

As urnas eletrônicas são usadas pelos eleitores brasileiros desde 1996, e até hoje nenhuma acusação de fraude foi comprovada.

Em São Paulo, Ciro defende refinanciamento da dívida das empresas

Candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes esteve na Associação Comercial de São Paulo, centro da capital paulista, na manhã desta quinta-feira (18), e defendeu um papel decisivo do Estado no refinanciamento da dívida das empresas brasileiras.

Reunidos com Ana Paula Matos, 20 vereadores de Salvador declaram apoio a Ciro

Ciro foi acompanhado pelo presidente do PDT de São Paulo e candidato a deputado federal Antonio Neto, pelo candidato ao Senado Aldo Rebelo (PDT) e pelo candidato do partido ao governo de São Paulo, Elvis Cezar.

“6 milhões de empresas brasileiras estão no Serasa hoje na ante sala da recuperação judicial, 6 milhões. O que é isso? Uma epidemia de calotismo juramentado no empresariado brasileiro? Não! Onde eu posso fazer uma política pública no crédito, é ou não é possível?”

Endividamento

Terceiro colocado nas pesquisas presidenciais, o ex-ministro falou sobre o endividamento como um todo, explicando sua proposta para resolver o problema que atinge 78 em cada 100 famílias brasileiras.

“(É um) recorde de endividamento e como os juros brasileiros são há 26 anos os mais altos do planeta terra, 66 milhões de pessoas inadimplentes”, disse.

Ciro explicou como faria a renegociação das dívidas e defendeu a necessidade de oferecer um grande programa de educação financeira às famílias.

“Chama e faz um leilão reverso público ‘Qual o desconto que você me dá?’ Qual o problema de fazer isso? Financiando, não dando dinheiro pra ninguém, é ou não é pertinente essa política pública, sendo que não há saída?”

Em São Paulo, Ciro defende refinanciamento da dívida das empresas

Deixe uma resposta