PDT de SP promove lançamento de livro sobre o Trabalhismo em 4 cidades

PDT de SP promove lançamento de livro sobre o Trabalhismo – UM TEMPO BEM MELHOR PARA SE VIVER: A História do Trabalhismo

No Estado de São Paulo se faz necessário fortalecer o debate sobre o trabalhismo, pois é importante a propagação da nossa identidade ideológica no Estado.

São Paulo já deu uma vitória fundamental a Getúlio Vargas, pai do trabalhismo brasileiro, no passado e, por conta desse e de outros fatores, o Movimento Comunitário Trabalhista de São Paulo, o PDT Diversidade de São Paulo, a Juventude Socialista de São Paulo e o Movimento Cultural Darcy Ribeiro de São Paulo, vem realizar um evento político-partidário sobre a história do trabalhismo.

O evento trará o companheiro professor Wendel Pinheiro, membro do diretório nacional do PDT e historiador, que estará nos apresentando seu trabalho no tema da história do trabalhismo. Teremos a oportunidade de sermos apresentados para a nova obra do companheiro, o livro “Um Tempo Bem Melhor para Se Viver”.

O PDT de São Paulo percorrerá as cidades de Campinas (14/12), Piracicaba (15/12), Guarulhos (16/12), Santos (17/12) e terminará o evento na capital, São Paulo, no dia 18/12.

Os lançamentos foram organizados pela Secretaria de Organização do PDT de São Paulo.

🗓️ Confira os horários e os endereços e não deixem de participar.

– CAMPINAS:
Local: Rua Ferreira Penteado, 460, Sindicato dos Bancários.
Data e horário: 14 de Dezembro, às 17h30.

– PIRACICABA:
Local: Câmara Municipal.
Data e horário: 15 de Dezembro às 14h.

– GUARULHOS:
Local: Sindicato dos Metalúrgicos, Rua Harry Simonsen, 202.
Data e horário: 16 de Dezembro às 19h.

– SANTOS:
Local: Sindicato dos Químicos, Avenida Senador Pinheiro Machado, 77.
Data e horário: 17 de Dezembro às 19h.

– SÃO PAULO:
Local: Bar O Candeeiro, Praça Roosevelt.
Data e horário: 18 de Dezembro às 19h.

Saudações Trabalhistas!

Leia a sinopse do novo livro de Wendel Pinheiro

“Um tempo bem melhor pra se viver” resgata a narrativa sobre o trabalhismo brasileiro no campo da História Política, abordando desde as experiências precursoras do trabalhismo no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro e prosseguindo com a Era Vargas (1930-1945), a experiência democrática e a atuação do PTB (1945-1964), o Golpe Civil-Militar de 1964 e a posterior redemocratização com a Nova República e o pós-golpe de 2016, onde o autor aborda sobre a História do PDT.

A peculiaridade da obra de Wendel Pinheiro está na rigorosa pesquisa e descoberta sobre a presença dos trabalhistas no Movimento Operário da Primeira República, com o destaque à existência de organizações político-partidárias desde o final dos anos 1910 e que prosseguiriam nos anos 1920 e 1930, como o Partido Trabalhista Brasileiro, o Partido Trabalhista Fluminense e o Partido Trabalhista do Brasil. Além da Era Vargas, Wendel Pinheiro trata sobre os primórdios do PTB e o protagonismo popular desta organização até a queda de Jango com o Golpe Civil-Militar de 1964 e a perseguição dos trabalhistas a partir do AI-1.

Igualmente, Wendel menciona sobre as tentativas de refundação do PTB, desde 1973 com João Goulart até a perda da sigla em 12 de maio de 1980, obrigando os trabalhistas que seguiam a liderança de Leonel Brizola a fundarem o PDT em 26 de maio de 1980. A obra narra, de forma inédita e pioneira, sobre a história institucional do PDT, desde 1980 até 2020, com o impacto político da presença de Ciro Gomes no PDT e a recuperação do protagonismo político do PDT em âmbito nacional, a partir do uso de ferramentas como a História Política, a História Comparada e a História do Tempo Presente.

Autor

Wendel Pinheiro, escritor, historiador e membro do Centro de Memória Trabalhista e do Diretório Nacional do PDT. Autor de obras como “História do Movimento Progressista Brasileiro” (2016), “A história de uma juventude trabalhista, popular e socialista” com Everton Gomes (2019) e agora, “Um tempo bem melhor pra se viver” (2021). No prelo, “A gente quer viver felicidade”.

Deixe uma resposta