“Manifesto trabalhista”: Netos de Brizola saem em defesa de Ciro

Netos de Brizola saem em defesa de Ciro – Em meio ao assédio da campanha do ex-presidente Lula (PT), que inclusive tem usado o nome de Leonel Brizola para tentar desmobilizar a candidatura de Ciro Gomes (PDT) à presidência, dois netos de Brizola publicaram um manifesto pró-Ciro na noite desta segunda-feira (19).

“Os trabalhistas autênticos, os brizolistas coerentes, não hesitam em afirmar com muita honra e orgulho que o nosso candidato é Ciro Gomes, o único que oferece ao povo brasileiro um programa trabalhista que afirma nossa soberania, apresenta um plano para desenvolver nossas forças produtivas e promover a justiça social para nosso povo.”, diz o manifesto.

O documento é assinado pela deputada estadual e candidata a deputada federal Juliana Brizola (PDT-RS) e pelo ex-deputado e ex-ministro Brizola Neto (PDT-RJ).

O texto lembra que “só Ciro tem a coragem de denunciar o oligopólio do sistema financeiro brasileiro que concentra em apenas cinco bancos mais de 70% das operações financeiras e pratica a maior taxa de juros do planeta.”

Bandeiras de Brizola

Leonel Brizola tinha como principais bandeiras o enfrentamento ao neoliberalismo e a defesa da educação pública como instrumento de emancipação do povo brasileiro.

“Só Ciro Gomes coloca a educação como prioridade nacional, apresentando uma proposta de escola em tempo integral, inspirada nos CIEPs de Brizola e Darcy Ribeiro, já implementada no seu estado, o que fez das escolas públicas do Ceará as melhores do Brasil.”, lembra o documento.

O manifesto rechaça a ideia de “voto útil” em Lula e afirma que Brizola, se estive vivo, apoiadora a candidatura de Ciro Gomes e do PDT.

“Àqueles que sequer possuem um plano de governo concreto e sob a total ausência de propostas para apresentar ao povo brasileiro, lhes resta usar em vão o nome de Leonel Brizola, que sem sombra de dúvidas, se estivesse vivo, estaria ao lado dos que insistem em enfrentar o entreguismo e o modelo neoliberal imposto sob nossas trabalhadoras e trabalhadores, lembrando que o último voto e apoio incondicional em vida de Brizola, foi em Ciro Gomes nas eleições presidenciais de 2002.”

"Manifesto trabalhista": Netos de Brizola saem em defesa de Ciro
Netos de Brizola saem em defesa de Ciro / Foto: Reprodução

Leia o manifesto na íntegra:

“Manifesto Trabalhista

O trabalhismo brasileiro é mais do que uma doutrina política, é um movimento da história nacional, um projeto de nação para o Brasil.

Este projeto teve grandes líderes que, literalmente, ofereceram as próprias vidas para defender a democracia, a soberania, o desenvolvimento e a justiça social para o nosso povo.

Nestas eleições essa corrente de pensamento genuinamente brasileira tem mais um de seus líderes como candidato à Presidência da República: ele se chama Ciro Gomes.

Ciro Gomes apresenta um Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil.

Aliás, ele o colocou em um livro, registrado e publicado.

Este programa é a continuidade atualizada para os dias de hoje do projeto que um dia foi de Getúlio Vargas, com o Estado assumindo o protagonismo do processo de desenvolvimento nacional.

Ciro é o único candidato que tem a coragem de propor abertamente o rompimento do atual modelo econômico que privilegia o rentismo em detrimento da economia produtiva.

Só Ciro tem a coragem de denunciar o oligopólio do sistema financeiro brasileiro que concentra em apenas cinco bancos mais de 70% das operações financeiras e pratica a maior taxa de juros do planeta.

Só Ciro Gomes tem a coragem de propor o aumento de impostos para os super ricos e a desoneração dos pobres e da classe média.

Só Ciro Gomes coloca a educação como prioridade nacional, apresentando uma proposta de escola em tempo integral, inspirada nos CIEPs de Brizola e Darcy Ribeiro, já implementada no seu estado, o que fez das escolas públicas do Ceará as melhores do Brasil.

O verdadeiro voto útil é o voto nas ideias que acreditamos.

Por isso os trabalhistas autênticos, os brizolistas coerentes, não hesitam em afirmar com muita honra e orgulho que o nosso candidato é Ciro Gomes, o único que oferece ao povo brasileiro um programa trabalhista que afirma nossa soberania, apresenta um plano para desenvolver nossas forças produtivas e promover a justiça social para nosso povo.

Ao Brasil, neste momento tão turvo da sua história, não basta a tarefa de derrotar a boçalidade autoritária representada por Bolsonaro, é preciso ir além e varrer daqui o neoliberalismo que aprofunda nossa dependência e nossas desigualdades e que lamentavelmente foi o modelo econômico praticado nos últimos trinta anos, inclusive nos governos de Lula e do PT.

Àqueles que sequer possuem um plano de governo concreto e sob a total ausência de propostas para apresentar ao povo brasileiro, lhes resta usar em vão o nome de Leonel Brizola, que sem sombra de dúvidas, se estivesse vivo, estaria ao lado dos que insistem em enfrentar o entreguismo e o modelo neoliberal imposto sob nossas trabalhadoras e trabalhadores, lembrando que o último voto e apoio incondicional em vida de Brizola, foi em Ciro Gomes nas eleições presidenciais de 2002.”

Pedetistas e lideranças lançam manifesto em defesa de Ciro Gomes

Pedetistas e lideranças lançam manifesto em defesa de Ciro Gomes

Deixe uma resposta