Esquerda x Direita: curso de formação política gratuito; INSCREVA-SE!

Esquerda x Direita – No segundo encontro do curso de formação política ‘Teorias da Democracia’, ocorrido na última quarta-feira (20), o professor e doutor em Sociologia Paulo Silvino promoveu um debate acerca das diferentes razões e significados dados aos termos ‘esquerda’ e ‘direita’ na política.

O curso é oferecido pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) de São Paulo, em parceria com o PDT paulistano, teve sua segunda aula nessa última quarta-feira (20).

A aula teve como base o texto de Norberto Bobbio chamado ‘Direita e Esquerda: razões e significados de uma distinção política’.

Paulo Silvino lembrou que não há apenas uma teoria sobre o que é a democracia. No Ocidente, as pessoas têm uma impressão do que possa ser uma sociedade democrática, mas não há consenso, e sim um conjunto de valores e de aspectos que ajudam a explicar a democracia.

Inscreva-se no curso “Teorias da Democracia” 

Silvino afirmou que não se tem uma métrica que posso ditar o que é menos ou mais democrático dentro de cada sociedade e que a realidade de cada um é determinante para o entendimento da democracia:

“Porque há uma série de fatores econômicos, sociais, culturais, antropológicos, que vão fazer com que algumas realidades se mostrem mais democráticas, enquanto outras se mostram menos democráticas”.

O sociólogo ressaltou que muitas das ideias que foram implantadas no Brasil fazem parte de uma realidade diversa à brasileira, pois foram importadas de outros modelos de sociedade.

“O liberalismo, o socialismo, o anarquismo, tudo isso nós trouxemos de fora, até a própria ideia de monarquia”

Esquerda x Direita: Paulo Silvino debateu diferentes interpretações sobre o tema / Foto: Reprodução

Como exemplo histórico de suas premissas, Paulo Silvino citou a chegada dos portugueses às terras brasileiras, partindo da ideia de que a realidade vivenciada no Brasil de 1500 era extremamente oposta à qual foi colocada com o desembarque de uma cultura europeia, em detrimento dos hábitos indígenas.

A Igreja, a Coroa, a Monarquia e todas as suas particularidades foram impostas aos povos originários e esse fato influencia até hoje nos ideais sociais e políticos do país.

O professor também apontou que com o crescimento do capitalismo no Brasil, no início do século XX, a sociedade começou a pensar de forma autônoma nos conceitos políticos e sociais que até então eram importados de países completamente diferentes do Brasil.

Assim, estabeleceram-se ideias do que poderia ser uma ‘esquerda’ e do que poderia ser uma ‘direita’.

“A direita é mais afeita a tradição e a esquerda é mais afeita a emancipação. Mas em alguns momentos eu posso ter uma esquerda mais ligada aos valores tradicionais, assim como o discurso mais à direita pode representar em algum momento uma ruptura com o status quo garantido pela esquerda. A razão para escolha da posição política só vem depois da paixão”.

Assista a aula completa abaixo:

Entenda o curso

Ao longo dos oito encontros previstos, serão apresentadas as bases das principais interpretações teóricas acerca da democracia, iniciando com uma discussão sobre o desenvolvimento do conceito de democracia ao longo da história.

A iniciativa também pretende promover uma reflexão quanto à ideia de cidadania, além de debater as características gerais dos posicionamentos políticos de esquerda e direita.

“Nos últimos tempos cada vez mais se tornou importante pensar sobre o que é a democracia, aquela que temos, e a que desejamos. Do mesmo modo, é fundamental compreender o que se tem chamado de crise da democracia? O que esta em jogo na prática? Estas são algumas das várias questões tratadas pelo curso”, explica Paulo Silvino, graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Unicamp e professor responsável pelo curso.

Poderão participar do curso filiados do Partido Democrático Trabalhista – PDT, bem como outras pessoas interessadas nas atividades da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini da cidade de São Paulo.

Paulo Silvino também é professor Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), além de ter sido gerente de projetos e consultor nas iniciativas pública e privada, com experiência em avaliação de programas, políticas públicas e criação de indicadores.

Na terceira aula, que ocorre nesta sexta-feira (29), às 19h30, os principais temas tratados serão o modelo elitista e a teoria econômica da democracia.

O encontro será na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, nº 3938, sede do PDT de São Paulo.

Inscreva-se no curso “Teorias da Democracia” 

Serviço:
Curso “Teorias da Democracia”
Início: 13 de abril
Cronograma: 8 (oito) aulas (de abril a maio)
Data e Horário: Quartas-feiras às 19h30 (mudanças serão informadas no grupo oficial e por e-mail)
Local: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, nº 3938 – Jardim Paulista – São Paulo

CONHEÇA O PROGRAMA COMPLETO DO CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA TEORIAS DA DEMOCRACIA

LEIA TAMBÉM:

Antonio Neto e Elvis fazem caravana pelo interior de SP; confira agenda

O pré-candidato pedetista ao governo de São Paulo, Elvis Cezar, e o presidente do PDT de São Paulo e pré-candidato a deputado federal Antonio Neto fazem realizam a ‘Caravana para mudar São Paulo’ pelo interior do estado.

A ideia é compreender os problemas de cada região através das lideranças locais para que o Projeto Paulista de Desenvolvimento contenha soluções segmentadas para os desafios impostos pelo interior paulista.

VEJA AGENDA AQUI

INSCREVA-SE: Escola de Candidatos debate papel da fotografia na política

 

Deixe uma resposta