Gonçalo Pereira fala sobre Neuropolítica na Escola de Candidatos e Assessores

A Escola de Candidatos e Assessores do PDT/SP da Capital, criada em parceira com a Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini, recebeu na última segunda-feira (11) a presença do pesquisador e professor da Unicamp, Gonçalo Pereira, para uma aula sobre Neuropolítica.

Além de lecionar para alunos universitários, Gonçalo Pereira possui uma carreira acadêmica de destaque na área da pesquisa.

Sinapses, empatia, raiva, valores, estímulos controlados, cultura, disseminação de notícias falsas e muitos outros elementos têm algo em comum: são construídos dentro de nossos cérebros e influenciam diretamente na construção de, por exemplo, uma campanha eleitoral, e da prática política como um todo.

“Tive a honra de conhecer o professor Gonçalo Pereira junto com o Ciro (Gomes) o laboratório de genômica durante a campanha de 2018. Além de coordenador do laboratório de Genômica e do Programa de Doutorado Internacional de Bioenergia. É um dos maiores nomes do Brasil nessa questão”, disse Antonio Neto na apresentação da aula.

Pereira explicou que o funcionamento do cérebro humano implica diretamente no comportamento do eleitor e em como cada cidadão processa a avalanche de informações a qual são expostos diariamente, O professor frisou a importância de um ator político ser capaz de compreender como essas reações químicas afetam diretamente os pleitos eleitorais e o comportamento do eleitor frente à classe política.

“O bom político é aquele que realmente respira fundo quando vê um ‘irmão’ precisando de um emprego e como uma pessoa capacitada para fazer aquele trabalho para a sociedade em geral, ele respira fundo e então toma a melhor decisão para a sociedade. A Neuropolítica é alguma coisa entre a Neurociência e o Neuromarketing, que nada mais é do que você entender o máximo possível o seu cérebro para tomar decisões com base nesse conhecimento”, explicou Gonçalo Pereira, que já publicou mais de 160 artigos acadêmicos internacionais.

A aula durou cerca de uma hora e foi realizada de forma virtual, através da plataforma Zoom, por conta da pandemia de covid-19.

Na próxima segunda-feira (18), a Escola de Candidatos e Assessores 2021 recebe a mestra em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Barbara Panseri, que também é graduada em Relações Internacionais pela USP.

Panseri falará aos alunos sobre captação de recursos e o uso de ferramentas como o ‘crowdfunding’ para campanhas eleitorais.

QUER PARTICIPAR DA ESCOLA DE CANDIDATOS E ASSESSORES?
INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:
PROGRAMAÇÃO ESCOLA DE CANDIDATOS E ASSESSORES

LEIA TAMBÉM:

Antonio Neto recebe presidente da AMT de São José dos Campos em São Paulo

 

Deixe uma resposta