Documentário sobre Getúlio Vargas será exibido em SP; saiba

Documentário sobre Getúlio Vargas – A Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), em parceria com a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), lança nacionalmente nesta terça-feira (03) o documentário “Vargas, a transformação do Brasil” dirigido pelo jornalista Beto Almeida.

O lançamento será em Brasília, a partir das 19hs, na Sala 2 do Cine Cultura do Shopping Liberty Mall. A sessão de cinema será seguida de palestra e debate sobre os 70 anos de fundação da Petrobrás, criada por Getúlio Vargas, que serão celebrados na mesma data e evento.

A data coincide com os 93 anos da Revolução de 30 e os 70 anos de fundação, por Vargas, da Petrobrás. Na sequência, o filme será exibido em sessões especiais por todo o país.

E uma das primeiras paradas do I Circuito Nacional de Cinema FLB-AP será São Paulo. Na sexta-feira (06), às 15h, o filme será exibido na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Sindpd-SP), na região central da capital paulista, na Av. Angélica, 35.

Documentário sobre Getúlio Vargas será exibido em SP nesta sexta / Imagem: Divulgação

Obra de José Augusto Ribeiro

O documentário retrata as principais características na formação da personalidade humana e política do ex-presidente Getúlio Vargas que, como o título destaca, realizou a maior transformação econômica, política, social e cultural do Brasil moderno – nas quase duas décadas em que governou o país; abrangendo a sua trágica morte em 1954 para garantir a sobrevivência de seu legado social e político que incomoda a elite entreguista até hoje.

Baseado na trilogia “A Era Vargas”, do escritor e jornalista José Augusto Ribeiro, o filme narra o entorno familiar e regional em que Getúlio nasce, vive, estuda e se constrói como pessoa – um ambiente gaúcho, abolicionista e proto trabalhista – que o leva a ingressar na advocacia e na política após uma tentativa frustrada na carreira militar.

Entrevistas com o próprio José Augusto Ribeiro, com Celina Vargas, neta de Getúlio; com o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães; com a auditora Maria Lúcia Fatoreli ; com o sociólogo e escritor Ronaldo Conde Aguiar; com o ex-presidente da Federação Sindical Mundial, Antônio Neto; com a cantora Beth Carvalho e com a ex-primeira dama Maria Tereza Goulart – analisam e dimensionam as transformações estruturais ocorridas na Era Vargas. Época que possibilitou ao Brasil transitar do estágio de país agrário e atrasado para industrializado dotado de direitos sociais, trabalhistas e políticos que, ainda hoje, impactam a realidade nacional.

“Vargas, a transformação do Brasil” inclui também depoimento de Leonel Brizola, trechos de discurso do presidente Lula em homenagem a Getúlio pronunciado em São Borja (RS), depoimento do presidente nacional do PDT licenciado, Carlos Lupi; e fala do presidente da Fundação Brizola – Pasqualini, Manoel Dias. O documentário, que não tem finalidade comercial, destina-se a exibições em ambientes políticos, acadêmicos e veiculação em tevês comunitárias, universitárias, legislativas e públicas – para informar e educar as novas gerações confrontando o esforço neoliberal de destruir as conquistas da Era Vargas.

Documentário sobre Getúlio Vargas será exibido em SP; saiba

Serviço:
“Vargas, a transformação do Brasil”
Data: 06/10
Horário: 15h
Endereço: Avenida Angélica, 25 – São Paulo

(Fonte: FLB-AP)
(Foto: Montagem/Reprodução)

Quadro histórico do PDT, Wellington Cantal morre em SP aos 88 anos

Quadro histórico do PDT, Wellington Cantal morre em SP aos 88 anos

Deixe uma resposta