Ciro Games recebe Pedro Cardoso

Ciro Games recebe Pedro Cardoso – Nesta terça-feira, 23, Ciro Gomes, pré-candidato a presidência da República pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), recebeu o ator e humorista, Pedro Cardoso, em mais um episódio de sua live semanal, o “Ciro Games”.

Diretamente de Portugal, acompanhado de Gisele Bezerra, o casal conversou por mais de uma hora com Pedro. No bate-papo, abordaram a atual conjuntura do país: o desastre do governo Bolsonaro, os anos Lula e Dilma e também o papel da arte e da cultura.

Sobre uma nova candidatura de Lula a presidência, Pedro Cardoso alertou para a insustentabilidade de confiar um voto ao ex-presidente apenas porque este foi preso, segundo o ator é necessário que se haja uma conversa objetiva sobre o país.

Pedro Cardoso fez questão de falar sobre o legado de Getulio Vargas e o papel do trabalhismo, que seria, para ele, uma maior valorização do trabalho em relação ao capital.

“Mas o que é o Trabalhismo? Valorizar mais o trabalho que o Capital. Quer dizer, o trabalho ter perante o Capital autoridade. Eu não sou contra o Capitalismo, nem de longe sou um comunista, eu sou a favor da iniciativa individual, mas com responsabilidade social, e isso é pagar as pessoas (corretamente).” disse.

Para exemplificar, Pedro Cardoso afirmou que os trabalhadores dos bastidores como câmeras-man, eletricistas, têm a mesma importância que o dos “bonitinhos”que aparecem na tela, no entanto a ˜chantagem comercial~faz com que os estes valham mais que aqueles.

O humorista, citando a Rede Globo, falou sobre a função social das empresas e defendeu que ela deve ser mais importante que as pessoas que detém sua propriedade.

“A Rede Globo não pertence aos donos da Rede Globo. Toda empresa pertence a sua função social. Ela pode ser administrada pelo particular, que investiu nela. Mas ela pertence a sua função social e a função social é coletiva. Então tudo pertence a todo mundo.”

Pedro Cardoso teceu grandes elogios ao livro “Projeto Nacional de Desenvolvimento: o Dever da Esperança”, de autoria de Ciro, onde o presidenciável detalha os problemas históricos da nação e apresenta seu projeto para o país. E citou alguns trechos:

“Ele fala “durante a última década percorri o Brasil, conversando com a Academia, trabalhadores, associações de produtores e outras organizações sociais, debatendo os problemas e propostas para o país. Escutando suas inquietações, discussões e dados. Numa das experiências mais ricas da minha vida política’’ Aí vem a parte que eu gostei de ler: “Com isso, a visão e as propostas que eu tinha, no passado, para o Brasil se refinaram”. Esse é que um poder que não quer estar monolítico, quer dizer, o Ciro tem um projeto para o Brasil, é um político, está há muito tempo aí na vida política, entretanto tem a humildade de saber que se um dia ele tiver uma certeza muito absoluta, ele virou inevitavelmente um autoritário.”

Assista ao episódio completo do Ciro Games:

Leia também:

Joel Pinheiro detona Lula e PT: ‘São contra ditaduras, de direita’

Instituída por Carlos Lupi, regulamentação do ponto eletrônico é revogada

Deixe uma resposta