Ciro convoca partidos contra golpismo de Bolsonaro: ‘Está em curso’

Ciro convoca partidos contra golpismo – Pré-candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes convocou todos os partidos e candidaturas ao Palácio do Planalto a se unirem para denunciar uma possível tentativa de golpe de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições do fim do ano.

O ex-ministro disse, durante sua live semanal na noite desta terça-feira (10), a ‘Ciro Games’, que enxerga indicações evidentes de que há um golpe antidemocrático em elaboração por Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados e que todos os candidatos, de diferentes partidos, devem se unir para denunciá-lo.

“Há indícios claros de que está em curso um golpe contra a democracia, cujo alvo são as próximas eleições. Ou a sociedade e as lideranças políticas tomam providências já, ou chegaremos a um ponto sem retorno”, disse o pedetista, que é pré-candidato à Presidência da República.

Segundo Ciro, estão sendo utilizadas de manobras “muito sofisticadas” e que envolvem “guerra da informação, da contrainformação, manipulação e espionagem”.

“É preciso que todos os candidatos, de todos os partidos, sentem imediatamente à mesa para denunciar isto publicamente ao Brasil e ao mundo. Faço esta convocação e espero ser ouvido por todos os demais candidatos”, disse.

Os recentes questionamentos do Exército ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em relação à segurança das urnas eletrônicas, muitos deles alinhados ao discurso bolsonarista, tem motivado manifestações de preocupação com a possibilidade de adesão das Forças Armadas às intenções antidemocráticas que o presidente expressou diversas vezes ao longo de seu mandato.

Scott Hamilton, diplomata aposentado do Departamento de Estado dos Estados Unidos, escreveu artigo no jornal “O Globo” em que diz que o governo de seu país deveriam deixar claro a Bolsonaro que uma tentativa de interferir na integridade das eleições “será objeto de repúdio absoluto e de sanções punitivas a todos os envolvidos, impostas simultaneamente por um amplo grupo de países.”

(Com informações de Folha de S. Paulo)
Foto: Lais Hera/Divulgação

LEIA TAMBÉM:

MCDR faz seminário sobre políticas públicas

Antonio Neto e Ciro Gomes assistem missa do Padre Júlio Lancellotti

O pré-candidato a deputado federal, Antonio Neto e o presidenciável Ciro Gomes assistiram nesta manhã (6/5) à missa celebrada pelo Padre Júlio Lancellotti na paróquia de São Miguel Arcanjo, no Belenzinho, em São Paulo.

Recém-chegado ao PDT e pré-candidato ao Governo de São Paulo, o ex-prefeito de Santana de Parnaíba Elvis Cezar também acompanhou a missa no Belénzinho.

“Em seu sermão, ouvimos o padre falar sobre aquela que eu diria que é a nossa maior doença social, a aporofobia (aversão aos pobres) e a necessidade da criação de empregos para a superação dos problemas da desigualdade em uma metrópole como São Paulo”, afirmou Antonio Neto.

Ciro Gomes e o Padre Júlio Lancellotti se conhecem há muitos anos. Ambos eram muito próximos de Dom Aloísio Lorscheider, que foi arcebispo de Fortaleza e presidente da CNBB, e que chegou a ser votado para Papa no conclave do Vaticano.

“O padre Júlio Lancellotti desenvolve um grande trabalho de acolhimento e apoio às parcelas mais marginalizadas e esquecidas da nossa população”, escreveu o pedetista em suas redes sociais.

Deixe uma resposta