Bolsonaro diz que Biden concorda com Brasil sobre Amazônia e democracia

Bolsonaro diz que Biden concorda com Brasil sobre Amazônia e democracia – O presidente Jair Bolsonaro (PL) teve sua primeira conversa com Joe Biden nesta quinta-feira (9), da qual saiu se dizendo “maravilhado” com o americano. Bolsonaro está nos Estados Unidos para participação da 9ª Cúpula das Américas e afirmou que Biden está em sintonia com as posições do Brasil em relação à Amazônia e à democracia.

Após o encontro reservado, no entanto, Bolsonaro novamente colocou em dúvida a confiabilidade do processo eleitoral brasileiro em declaração a jornalistas. “Nós queremos eleições limpas, confiáveis e auditáveis para que não haja nenhuma dúvida após o pleito. Tenho certeza que ele será realizado neste espírito democrático. Cheguei pela democracia e tenho certeza de que quando deixar o governo também será de forma democrática”.

Segundo Bolsonaro, Biden concordou que o Brasil faz um bom trabalho na preservação da Amazônia. “O fato é que o Brasil preserva muito bem o seu território. Mais de 85% da Amazônia brasileira é preservada. Nossa legislação ambiental é muito estrita”, disse. De acordo com dados do INPE, cerca de 20% da área da Amazônia Legal foi desmatada.

A Casa Branca divulgou uma nota após a reunião entre os chefes de Estado em que classificou a relação entre Brasil e Estados Unidos como “vital para os esforços internacionais para lidar com a crise climática e garantir a paz”, além de reafirmar seu apoio para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

O documento diz ainda que os dois países se comprometeram a trabalhar em conjunto para reduzir o desmatamento e para a “renovação democráticas”, sem dar detalhes de como serão esses esforços.

Com informações de: CNN Brasil e Folha de S.Paulo

Foto: Divulgação

 

Leia também: Rede vai apoiar Ciro Gomes no RS – Um dia após a federação Rede-PSOL anunciar apoio à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, a Rede-RS vai oficializar posição contrária à resolução nacional da sigla. O diretório estadual do partido dará palanque a Ciro Gomes (PDT), um dos maiores críticos do ex-presidente Lula na corrida eleitoral até agora. A parceria será formalizada durante visita de Ciro Gomes à Feira Nacional do Doce (Fenadoce), na cidade de Pelotas, nesta sexta-feira (10).

Deixe uma resposta