Adroaldo Portal explica papel de um deputado na Escola de Candidatos e Assessores

Adroaldo Portal explica papel de um deputado – Na última segunda-feira (22), a Escola de Candidatos e Assessores 2021 do PDT -SP da Capital promoveu uma aula para debater o papel de um mandato parlamentar federal e estadual.

A aula foi ministrada por Adroaldo Portal, que atua há 22 anos no Congresso Nacional, onde ocupou a chefia do gabinete da liderança do PDT na Câmara dos Deputados de 2012 a 2018.

Portal também foi chefe de gabinete do então ministro André Figueiredo (PDT-CE) e Secretário-Executivo Adjunto do Ministério das Comunicações no Governo Federal, além de chefiar a Liderança do PDT no Senado Federal.

Em um bate-papo que durou quase duas horas, Adroaldo explicou que um deputado – seja estadual, seja federal – tem três pilares fundamentais em sua atuação:

1 – Representar e buscar melhorias para as regiões em que atua no dia-a-dia, sejam estados, cidades ou bairros;

2 – Propor, analisar e votar projetos de leis;

3 – Fiscalizar a atuação do Poder Executivo

“A terceira eu acho que talvez seja a mais importante de todas as funções, que é fiscalizar o governo. Infelizmente não é a regra e posso contar nos dedos das mãos os parlamentares que conheci, nos últimos 20 anos, e que tinham esse ponto como prioritário em sua atuação”

Adroaldo Portal explica papel de um deputado / Foto: Reprodução

O atual chefe de gabinete do senador Weverton Rocha (PDT-MA) explicou a questão do ‘Orçamento Secreto’ e as chamadas emendas do relator.

“Isso se dá devido, antes de mais nada, ao enfraquecimento do governo Bolsonaro por conta de sua total incapacidade política e de gestão. Esse controle sobre para onde vai a verba destinadas às emendas parlamentares era do governo federal. O que muda com as emendas do relator é o aumento grande do poder do presidente da Câmara (Arthur Lira), que hoje é quem decide para onde vai o dinheiro”.

O jornalista e servidor também foi presidente do Conselho de Administração dos Correios e Conselheiro Fiscal da Telebrás.

A Escola de Candidatos e Assessores é uma iniciativa do PDT/SP da Capital e foi criada em parceira com a Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini (FLB-AP) da capital paulistana.

O presidente do PDT da capital paulistana, também esteve presente na aula, que ocorreu de forma virtual através da plataforma Google Meet.

Escola de Candidatos e Assessores debate o Direito EleitoralNesta segunda-feira, 29, o Partido Democrático Trabalhista da capital paulista recebe o advogado Ricardo Stella em mais uma aula da ESCOLA DE CANDIDATOS E ASSESSORES. O tema abordado será o Direito Eleitoral.

Advogado, palestrante e conferencista com ampla experiência em Direito Eleitoral e Partidário com foco em prestação de contas, Ricardo Stella, possui MBA em Gestão Pública e é pós graduando em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral na Escola Judiciaria Eleitoral Paulista – EJEP, em parceria com a Escola Paulista da Magistratura – EPM e graduando em ciências contábeis. ]

Com diversas passagens pelo Legislativo, já atuou nas esferas Federal, Estadual e Municipal, inclusive como chefe de gabinete. No executivo municipal de São Paulo atuou na Secretaria de Justiça, Subprefeituras, Casa Civil e no Gabinete do Prefeito.

QUER PARTICIPAR DA ESCOLA DE CANDIDATOS E ASSESSORES?
INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:
PROGRAMAÇÃO ESCOLA DE CANDIDATOS E ASSESSORES

Deixe uma resposta